Na maioria dos posts, existem hiperligações, de cor azul escuro, nas quais basta clicar para ter acesso às notícias, outros posts etc.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Decreto presidencial para sistema rotativo da primeira-dama – o caso de Jacob Zuma na África do Sul (ainda sobre a tradição em África)

Tal como mencionei anteriormente, os efeitos nefastos da tradição não se restringem só ao espaço guineense. Senão, podemos falar do “efeito Jacob Zuma”. O reflexo da diversidade étnica faz-se sentir em muitos países africanos, tal como na África do Sul, onde o actual presidente Jacob Zuma foi protagonista de uma situação caricata ao pedir um decreto presidencial que instituísse um “sistema rotativo da primeira-dama”. Zuma tem três mulheres com pelo menos dezanove filhos e ficou numa situação de grande indecisão quando se viu obrigado a escolher apenas uma das suas esposas para ficar ao seu lado como primeira-dama. Zuma queria ter a mais nova, elegante e mais apresentável como primeira-dama (Nompumelelo Ntuli). Mas, por pressão da sua etnia, acabou por escolher Sizakele Khumalo, com quem casara em 1973. A lei sul-africana reconhece os casamentos tradicionais e a poligamia, acabando muitas vezes por chocar com os direitos humanos fundamentais. Este é um exemplo que nos deve levar a reflectir seriamente sobre as implicações da etnicidade e da tradição nas sociedades africanas. A verdade é que o sistema rotativo de mulheres casadas com um homem africano funciona nas tradições africanas e é responsável pela expansão das doenças infecto-contagiosas como a SIDA (Mendes, 2010: 64-65, 81-84; Público, 24/25-04-2009: 16; Revista Sábado, nº 260, 23 a 29-01-2009: 68-72).
Mesmo em Portugal podemos encontrar um caso análogo. Otelo Saraiva, antigo combatente português na guerra colonial de Angola e da Guiné-Bissau, e capitão de Abril, assume ser poligâmico (neste caso trata-se de bigamia). Uma vez que já concorreu duas vezes às eleições presidenciais portuguesas (1976 e 1980), podemos supor que, caso fosse eleito, ficaríamos perante duasprimeiras-damas” tal como aconteceu com Jacob Zuma (Sol, 19-04-2012).
Preparem-se porque no próximo post apresentarei uma proposta de solução alternativa sobre a forma de lidar com a tradição na Guiné-Bissau e em África.

Para mais informações, consultar o meu livro: Mendes, Livonildo Francisco (2015). Modelo Político Unificador – Novo Paradigma de Governação na Guiné-Bissau (pp. 254-255). Lisboa: Chiado Editora.

Sem comentários:

Enviar um comentário