Na maioria dos posts, existem hiperligações, de cor azul escuro, nas quais basta clicar para ter acesso às notícias, outros posts etc.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Os clássicos Plutarco, Maquiavel e John Locke oferecem lições políticas aos veteranos e políticos guineenses

O passado persegue os políticos do PAIGC e da Guiné-Bissau: ao longo da sua história até hoje têm enfrentado os mesmos problemas, e o seu desfecho é sempre desagradável. O PAIGC deve escutar a voz de John Locke: “o Poder, além dividido, deve ser controlado”, e se o Poder executivo não agir em conformidade com os fins para que é constituído, isto é, se usurpar a liberdade, deve ser arrebatado das mãos que o detêm (Fernandes, 2004: 32-33; Locke, 2006: 329-331).

Os conflitos políticos na Guiné-Bissau levam-me acreditar que realmente a guerra e a política são faces da mesma moeda. Ou seja, se os guineenses entendem a guerra como a continuação da política por outros meios, então devem perceber também que a política é a continuação de guerra com outros meios (Arendt, 2007: 125; Foucault, 2002: 283; Kosta, 2007: 646; Lara, 2000: 22; Mendes, 2010: 33). A este respeito realço dois pontos essenciais que muitas vezes podem estar nas origens de muitos conflitos.
Quanto ao primeiro ponto, devo referir a tentativa de implementar qualquer reforma/modernização. Aqui, nós guineenses devemos compreender que não há nada mais difícil de planear, de êxito mais incerto e mais perigoso de gerir, que empreender a criação de novas instituições; porque aquele que o faz terá por inimigos todos aqueles que estavam bem com a velha ordem e por fracos defensores todos aqueles que beneficiarão com a nova ordem. Essa fraqueza resulta em parte do medo dos adversários, que têm as leis do seu lado, e em parte da incredulidade dos homens, que, na verdade, não acreditam nas coisas novas enquanto não tiverem sido sujeitas à prova da experiência. De onde resulta que sempre que os do campo inimigo têm uma oportunidade de atacar, fazem-no com fervor partidário, enquanto os outros se defendem parcamente. De maneira que, junto deles, o líder/governante corre perigo (Maquiavel, 2007: 35).
Quanto ao segundo ponto, tem a ver tanto com os apoios dos veteranos do PAIGC, como com as alianças parlamentares. Segundo Maquiavel, muitas vezes, as causas reais da guerra e do estabelecimento de alianças são ocultadas. O caso da crise política na Guiné-Bissau enquadra-se na leitura de que «num confronto entre as duas partes, é preciso saber posicionar, na melhor das hipóteses, do lado do nosso amigo e não do inimigo. Isto é, quando se declara abertamente a favor de alguém contra o outro. Esse partido é sempre mais útil que permanecer neutral. Ou seja, se dois vizinhos teus, poderosos, começam a esmurrar-se, ou são de qualidade que, vencendo um deles, devas temer o vencedor ou não. Em qualquer destes casos, ser-te-á sempre mais útil tomares partido e bateres-te bem. Porque no primeiro caso, se não te declarares, serás sempre presa do vencedor, com prazer e satisfação daquele que foi vencido, e não terás razão nem coisa alguma que te defenda nem que te dê refúgio. Porque quem vence não quer amigos suspeitos e que não o ajudem na adversidade; quem perde não te dá abrigo, por não teres querido, de armas na mão, partilhar a sua fortuna» (Maquiavel, 2007: 95-96).
Como Sociólogo-Politicólogo guineense/africano, subscrevo quem defende que na política a força daquele que foi derrubado reverte a favor daquele que ficou em vantagem, sempre acompanhada de uma maior reputação. Mas, atacar por inveja um homem honesto que chegou ao primeiro nível graças à sua moralidade, não é favorável à reputação nem útil seja a quem for: quando a multidão ofendeu um homem honesto, se vier a arrepender-se, como acontece rapidamente após o golpe de raiva, toma a justificação mais fácil pela mais legítima, eliminando assim aquele que a incitou e lhe deu o sinal. Com base nesta ordem de ideias, aconselho os guineenses a usarem a estratégia que Sólon usou para ter um melhor ponto de partida quando os políticos gregos estavam em conflito e divididos em três partes: não se misturou com nenhuma das três partes mas permaneceu comum a todas, falando e agindo em tudo para a concordância, sendo eleito legislador em vista de as reconciliar – e é assim que estabeleceu um Poder sólido. Uma entrada em política particularmente brilhante tem, portanto, este género de início (Plutarco, 2009: 28-31).
No entanto, àquele que por sede insaciável de glória e Poder se encarrega de todos os assuntos da governação e se intromete nos domínios para os quais não se constitui nem preparou, não tem desculpa para os seus erros (Plutarco, 2009: 46-49). Portanto, acredito que «uma sociedade de pura integração e sem conflitos não existe, e uma sociedade em contínuo, radical e irrecuperável é impossível»; e que a Guiné-Bissau alcançará a estabilidade política (Neves, 1978: 127 citado por Kosta, 2007: 648).

Para mais informações, consultar o meu livro: Mendes, Livonildo Francisco (2015). Modelo Político Unificador – Novo Paradigma de Governação na Guiné-Bissau (pp. 145, 154-155, 163, 201, 492, 537-539). Lisboa: Chiado Editora.

3 comentários:

  1. Magnifico texto que me fez pensar:estará o bom povo da nossa Guiné já com cultura suficiente para o entender?
    Seria óptimo que isso sucedesse.

    ResponderEliminar
  2. Caro António Leite de Magalhães, muito obrigado pelo seu comentário. Em relação à sua questão pertinente, para ser sincero consigo, acho que o povo guineense não está ainda suficientemente preparado para compreender algumas das minhas mensagens, tanto aqui no blogue como no meu livro. Contudo, as mudanças devem desenrolar-se aos poucos, através do debate e da discussão construtiva de ideias. Se o Estado guineense começar a investir fortemente na formação das pessoas (e eu espero que isso venha a acontecer), essa mudança irá ocorrer paulatinamente. Tento inspirar-me nos melhores modelos (tanto ocidentais como africanos), procurando adaptar o que têm de bom para a realidade guineense. O seu comentário prova que, pelo menos algumas vezes, consigo passar a mensagem, e isso já me deixa bastante satisfeito. Temos de continuar a trabalhar em conjunto neste esforço para esclarecer a sociedade guineense. Espero que continue a comentar

    ResponderEliminar
  3. Caro compatriota, sou um guianense, amante da paz e da liberdade, contrário esta última de libertinagem. Gosto de ler, de partilhar e de auto-difractar-me, buscando assim, aliás, tentando assim descobrir o porquê de nós, os guineenses, perdermos a coragem de buscar algo que nos perdeu da nossa indentididade. Desde logo, sugiro que alguns como o senhor, organizem debates em liceus e escolas superuores no país, a fim de inculcarem aos mais jovens as vossas ideias, os vossos conhecimentos, quiçá alguns aproveitem e isto mude o comportamento de que "todos somos iguais e portanto não há solução para o que nos acontece". Parabéns e até breve. Você me inspirou em algo muito importante.

    ResponderEliminar